segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Poder Político de Espanha começa a cercar José Mourinho e os jogadores portugueses do Real Madrid

José Mourinho está a  causar  mau estar em Espanha.
O Poder Político espanhol iniciou as diligências para acabar com José Mourinho e os jogadores portugueses do Real Madrid.
Como se sabe,  o Real Madrid tem José Mourinho  - o melhor treinador do Mundo - como treinador e três jogadores porrtugueses que são determinantes, fundamentais: Cristiano Ronaldo; Pepe e Ricardo Cravalho.
José Mourinho tem por hábito falar muito.
No Reino Unido e em Itália José Mourinho foi  "especial", mas em Espanha as coisas têm de ser bem analisadas.
Não há dúvida que o sucesso de Mourinho em Espanha está a ter repercursão política.
Na verdade, a troca de argumentos com o treinador do Sporting de Gijón deu lugar a uma caça ao português.
E assim é que a entidade anti-violência - um instituto público espanhol - já se pronunciou para que a Federação de Futebol de Espanha puna José Mourinho!
Não se trata de qualquer violência, racismo, mas de um torniquete que o Poder Político de Espanha quer pôr a José Mourinho.
Trata-se de política, de perseguição política.
José Mourinho disse apenas que o treinador do Sporting de Gijón tinha facilitado o jogo do Barcelona, colocando jogadores que são habitualmente suplentes, o que parece ser verdade.
E disse ainda que nos EUA ou no Reino Unido isso seria  sancionado.
O treinador do Gojón respondeu chamando "canalha" a José Mourinho.
Bom, a atitude da entidade anti-violência ao pedir à Federaçao Espanhola para sancionar Mourinho não tem qualquer sentido desportivo.
Apenas político.
Já há o primeiro primeiro "exército" de ataque ao português José Mourinho, o instituto público espanhol!
Os espanhóis estão lixados, fulos, pelo sucesso de José Mourinho.
Porque o Real Madrid é uma instituiçao do Poder Político espanhol - desde sempre - e ser comandado por um português, e este português vencer os outros espanhóis, é uma questão política.
José Mourinho tem de perceber isso.
Espanha não é o Reino Unido nem a Itália, pois aí não ha a rivalidade histórica Espanha/Portugal.
O triunfo do Real Madrid é visto como uma afronta, porque significa o triunfo dos portugueses, no coração de Espanha.
Os portugueses têm de ser muito inteligentes quando se colocam face a Espanha, que é um Estado inimigo.
Inimigo!
Quem assim não entender é parvo,  néscio ou espanholado.
Espanha só não anexou Portugal na Segunda Grande Guerra Mundial porque os aliados venceram Romel em África e assim Franco não pode continuar o acordo que fez com Hitler!
Qualquer individuo minimamente culto tem de saber isto!
E saber que o Reino Unido tinha já organizado a fuga de Salazar para os Açores.
José Mourinho terá de ter mais cuidado com a língua.
De Espanha nem bom vento , nem bom casamento!

NOTA FINAL:
Aconselho a leitura do blogue Força Emergente, que tem um excelente artigo. Aqui: http://forcemergente.blogspot.com/




2 comentários:

  1. Meu caro José Maria Martins.
    O seu artigo aborda essa questão do Mourinho por uma perspectiva que nunca me ocorreria, mas os seus argumentos são válidos e estão de acordo com o comportamento espanhol face às questões portuguesas e ibéricas em geral.
    Queria só dizer-lhe que me parece terem escolhido o português certo para implicar. Mourinho já provou não temer nada nem ninguém, e por isso estou convicto que não seguirá o caminho de submissão que, por exemplo, os nossos governantes têm seguido em matérias de interesse nacional face a Espanha. É preciso ter coragem para enfrentar uma nação chauvinista e imperialista como a espanhola e, parece-me, que Mourinho é um dos homens certos.

    ResponderEliminar
  2. Não o acompanho nesta análise.

    José Mourinho, Ronaldo, Pepe, Secretário, Figo, Simão, Quaresma, Vitor Baia, Pauleta, Edgar, Fernando Gomes, Quinito, Luvas Pretas, Futre, etc., são alguns dos muitos atletas Portugueses que, brilhantemente, serviram ou servem o futebol Espanhol. Os clubes de futebol Espanhóis com poder económico, apenas querem os melhores, como em qualquer outro lado.

    É certo que, relativamente ao poder político Espanhol, por razões históricas e geográficas, temos que estar sempre "com um olho no burro e outro no cigano", mas, não creio que se aplique a este caso. O RM contratou e mantém Mourinho e CR porque lhe enchem os cofres e lhe garantem prestígio desportivo.

    Quanto a Mourinho, reconhecendo-lhe o mérito desportivo, não sou seu adepto; nem enquanto pessoa, nem enquanto treinador de futebol.

    Mourinho implementa um modelo de jogo que não me agrada. Centrado no legítimo e fundamental objetivo de ganhar, a sua estratégia dominante, consiste em impedir o adversário de jogar primeiro e explorar depois os desequilíbrios resultantes, relegando para segundo plano outros aspetos do jogo que mais valorizo. Resulta um futebol com demasiado choque e atletismo para o meu gosto.

    Valorizo o futebol enquanto espetáculo desportivo que proporcione a quem o vê, além do interesse competitivo, momentos de grande beleza plástica, cromática e coreográfica, num fraterno ambiente de convívio.

    Contrariamente ao que pensa Mourinho, não acho que valha tudo para ganhar - referiu-o publicamente -! Quero que o meu Benfica ganhe, merecendo a vitória e encantando o espetador. No mínimo que seja bravo e leal. Satisfaz-me.

    Mourinho não sabe reconhecer mérito ao adversário que desfeiteia a sua equipa. Os exemplos são muitos. Mourinho sempre responsabiliza compulsivamente os árbitros dos jogos que lhe correm mal. Alegadamente, arruinou a carreira o árbitro Alemão do Chelsea-Barcelona que correu risco de vida, alegadamente, em consequência dos seus públicos ataques verbais. Mourinho não reconhece os erros dos árbitros quando beneficiam a sua equipa. Mourinho percebeu que há equipas que, supostamente, facilitam os jogos ao Barcelona e teve a coragem de o dizer publicamente,mas não percebe quando equipas adversárias, supostamente, fizerem ou fazem o mesmo relativamente à sua equipa. Mourinho foi hipócrita quando disse publicamente que escolhera treinar o FCP por ser onde era mais difícil ser campeão, quando até eu seria campeão no FCP se me contratassem e eu aceitasse! Mourinho, alegadamente, desejou a morte ao honrado e valoroso Rui Jorge rasgando fanaticamente a sua camisola, aparentemente, porque este valoroso atleta defendeu, no terreno de jogo com grande competência e sucesso, o seu clube.

    Mourinho não sabe perder e deixa os clubes que treina sempre em situação de conflito, revelando um egocentrismo exacerbado. O génio de Mourinho revela-se apenas nesta condição, o que é próprio dos sóciopatas ou dos medíocres. Mourinho come muito queijo!

    Porém, diz o aforismo popular que "quem ganha tem sempre razão". Mas eu preferia que Mourinho ganhasse "à minha maneira".

    ResponderEliminar